domingo, 19 de agosto de 2012

5 - Aquarela #1

Ando com uma vontade absurda de pintar aquarelas, mas é um trabalhão preparar o local para brincar com as aguadas. 
Para resolver esse problema, peguei minha caixa de lápis Carand'ache e meu caderno de esboços próprio para isso, com uma gramatura mais alta (uma Moleskine da MoMA - Museum of Modern Art)

Se você usa aqueles da Faber Castell e os acha bons, tenho uma notícia boa: esses são melhores ainda!
Esses lápis são muito bons! O risco dissolve-se rapidamente e com pouca água.
Existem vários tipos de lápis dessa marca. Caso queiras ter um resultado melhor, recomendo o kit Supracolor (SÃO CAROS, MEUDEUS). Se você nunca mergulhou de cara na técnica aquarela (ou a grana tá mais apertadinha), compre o conjunto de 30 cores do estojo metálico que apenas diz "Colour Pencils".




Mas claro, ainda prefiro os tubos de aquarela, que você mistura com um pouquinho de água. Uso a linha da Pentel, mas estou para experimentar a linha da Sakura, que comprei pela bagatela de 10 reais numa feirinha de coisas usadas, com uma cor a menos (levando em consideração que 12 cores novinhas da Pentel custam 20 reais)


O tubo branco sempre é maior, para auxiliá-lo nas misturas. É bom fazer a mistura da cor que você gosta em uma quantidade maior, num plástico do qual você possa guardar para deixar secar.

 Quando secar e você querer usar de novo, basta molhar o pincel na água e esfregá-lo - devagar para não machucar as cerdas. Aos poucos, a pasta seca torna-se utilizável! Eu uso essa base - chamada de Godet- para armazenar (mas por algum motivo eu prefiro as partes planas que as redondas).



Além dessas duas opções, tenho o costume de usar as pastilhas (aquelas que devemos esfregar com o pincel molhado para soltar a tinta). Uso da Winsor&Newton um kit pequenino com 12 cores também. 



Bastante portátil, e com cores variadas com dois pequenos pontos fracos: o branco é uma cor difícil de funcionar, uso por teimosia; e os dois amarelos tem tons muito parecidos, não vale a pena insistir pensando que os tons são diferentes. Caso alguma cor tenha acabado, ou você não goste delas, podes comprar a pastilha separada. Basta tirar do kit e ler na base dela o nome e o número da cor.



Dentro desse kit também vem um pincelzinho portátil muito fofo, bem diferente dos pincéis normais de aquarela. Ele cumpre o que promete, sendo um dos meus preferidos para as pinturas (para detalhes, ele é perfeito).



Alguns usam panos para secar os pincéis, outros, usam outros pincéis, outros preferem usar um papel à parte para teste de cor (eu faço isso com restos de papel). Mas eu seco meus pincéis no papel higiênico mesmo, por ser mais prático. Uso o papel para secar o desenho, caso tenha ido acidentalmente muita água num detalhe, ou as cores resolveram se misturar - oh não! O segredo da aquarela é esperar a água secar, ou pintar numa parte mais distante daquela cor que ainda está molhada, para evitar problemas.

Até mais e excelente semana!


4 comentários:

  1. Eu uso o kit da pentel, gosto bastante, tomo maior cuidado pra não estragar as bisnagas. Esses dias tambem me deu vontade e pintei alguns desenhos meus! Da um trabalhinho mas fica tão bonito depois. Só na hora de comprar pincel eu ainda fico meio na duvida. Voce pode me dar umas dicas :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pincel para aquarela é um treco monstruoso. Eles têm uma ponta e um corpo que segure bastante água/tinta. São mais salgadinhos - nada de 4 reais, podes preparar para investir uns 40 reais se queres algo realmente bom. O meu era mais para teste e fiquei com um de 16 reais, lá da Japa

      Excluir
    2. A japa sempre tem produtos bons, vamo la um dia juntas. e esse estojo de aquarela solido? vc coprou onde? quanto? parece pratico né.. não sei

      Excluir
    3. Esse estojo de pastilhas saiu por 40 reais. é bem prático. mas cuidado com a linha profissional, que sai pela "bagatela" de 200 reais

      Excluir